segunda-feira, 22 de março de 2010

Escrever

Escrever 
Escrever é apaixonante e profundamente desafiador.
As palavras possuem significados próprios e definidos, mas nem por isso teremos a garantia de que seremos completamente entendidos por quem nos lê. É preciso ser absolutamente fiel ao que se quer transmitir e é fundamental também ser o mais claro possível naquilo que se escreve, mas isso também nem sempre é suficiente para transmitir ao outro aquilo que pensamos ou queremos.
Tentamos transmitir uma coisa e o outro, ao ler entende outra coisa... E é neste ponto que reside a magia do escrever, a riqueza das múltiplas interpretações que uma simples frase pode ter ao ser lida por pessoas diferentes... Isto porque somos únicos... Só nós sabemos de nossas experiências, de nossas bagagens, de nossas emoções e sentimentos.
O que significará um "beijo doce como mel" para aquele que nunca provou o fruto das abelhas, ou o que é pior, para aquele que detesta doces?
Qual o sentido de dizer que "se morre de amor" para quem nunca vivenciou um sentimento maior do que o corpo, a mente e a alma? Maior do que a sensação daquilo que chamamos vida?
Muitos nos lerão e entederão mas seremos melhor assimilados por aqueles que tiverem dentro si uma bagagem, vivências e anseios semelhantes aos nossos, pois entender, compreender e assimilar é tarefa não só da mente racional que lê, codifica e traduz mas também do componente imaterial e emocional que vive em nós. É essa natureza imaterial e misteriosa que nos habita que vai na verdade, interiorizar o que a mente racional apreendeu...

Nenhum comentário: